Adolescência

"Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, mentais e sociais, que recebem interpretações, significados e tratamentos diferentes, dependendo da época e da cultura na qual o indivíduo está inserido.

É uma fase de transição entre a infância e a idade adulta, em que os adolescentes se sentem divididos: não sabem se comportar-se como crianças ou adultos. Isso ocorre juntamente com outras mudanças físicas e psicológicas, tais como crescimento dos pelos pubianos, amadurecimento, e principalmente, alta produção de hormônios, tanto masculinos quanto femininos, que alteram as condições emocionais do jovem, causando muitas vezes mau humor, depressão e outros sintomas facilmente percebidos pelos outros."

É isso mesmo. A adolescência é mais uma fase de transição. Bem, antes fosse uma das simples, mas é uma das mais complicadas etapas da vida humana. Escolhas de caráter, idéias, ideais, vontades, escolhas, resolução profissional, conhecimentos... tantas coisas são resolvidas nessa época que a gente chega a se perde no meio.
Tem gente que se perde tanto que começa a desenvolver confusão sobre sua sexualidade, desejos, sonhos, personalidade, entre outras coisas. Tudo isso é totalmente normal e aceitável.

Os jovens se deixam influenciar cada vez mais por péssimas amizades, pessoas que não se importam realmente e só querem se aproveitar de você e de seus momento. Talvez essa pessoas estejam, também, confusas. As responsabilidades que começam a ser depositadas em seus ombros o fazem surtar e querer gritar. A cegueira e a falta de visão dos próprios adolescentes e seus pais e amigos o fazem se colocar dentro de poços profundos, como as drogas, para simular uma fuga.

O que a gente aprende disso é que essa é a parte da vida fundamental para decidir qual o tipo de adulto seremos. Bons, maus, certos ou errados. Se vamos ser independentes ou se vamos necessitar de apoio até as decisões que deveriam ser nossas.

Agora, nós do Cultura Jovem 305, te perguntamos: qual tipo de adulto você quer ser?

9 comentários:

@vitinhobinho disse...
18 de janeiro de 2010 às 07:26

Adorei a idéia do Blog, principalmente no que diz respeito a cultura da juventude. Parabéns! Obrigado pelo comentário. espero ter sempre sua opinião em meus textos.

@vitinhobinho disse...
18 de janeiro de 2010 às 07:29

Querido amigo, talvez não sabe que o template do seu Blog esta impedindo a visualização normal das palavras de verificação da postagem dos comentários. Isso também estava acontecendo com meu Blog e muitas pessoas reclamaram que não estavam conseguindo comentar devido esse erro de configuração. Consegui postar os comentários devido a um "macete" de teclado pra desser a tela aqui da postagem mesmo sem a rolagem.

Lôra disse...
18 de janeiro de 2010 às 10:36

meu querido..adorei o blogger e obrigada pelo comentário..colocarei mais dicas em breve! não achei o link pra te seguir e o template tá dificultando até na hora de deixar recado! mais ameei os textos!

Unknown disse...
21 de janeiro de 2010 às 04:33

Isso aé mano :)

Alessandra B. disse...
1 de fevereiro de 2010 às 12:23

Seu post é bastante reflexivo em relação a isso. Adolescência realmente é uma fase na qual ficamos tão cheios de dúvidas e perguntas, que muitas vezes esquecemos de pensar em que tipo de adultos gostaríamos de ser futuramente.

Beijo...

Cinthia de Castro Fernandes disse...
4 de fevereiro de 2010 às 07:36

Muita cultura jovem por aqui. gostei !
Bjão

dand disse...
4 de fevereiro de 2010 às 18:26

OI Enrique, tudo joia?
Nossa!OO Achei seu comentário no meu blog, de péssima qualidade! Rs..Sério. "fim da humanidade" cruses.

Vou te seguir tb!

Abraçus.
Dand^^.

Bela Lima disse...
6 de fevereiro de 2010 às 14:02
Este comentário foi removido pelo autor.
Bela Lima disse...
6 de fevereiro de 2010 às 14:04

Muito bom!
A adolescência é uma fase perigosa onde uns aprendem a ser gente grande, enquanto outros se tornam escravos de seus medos e derrotas.
Eu serei uma adulta madura com uma eterna criança interior... ;)
Confesso que aprendi muito, e continuo aprendendo com minha adolescência que está bem perto do fim...

Postar um comentário